Assinala-se hoje o Dia Mundial do Dador de Sangue.
A Guarda Nacional Republicana, através de uma pubicação efetuada nas suas redes sociais, já fez saber que vai continuar a participar ativamente na promoção da vida através de doações de sangue voluntárias efetuadas, regularmente, pelos seus militares.
Dar sangue é um gesto muito simples mas que pode salvar uma vida.
O sangue funciona como um transportador de substâncias importantes para o funcionamento do nosso corpo. Como o sangue não pode ser produzido artificialmente, os hospitais e os doentes estão dependentes da disponibilidade dos dadores. Os dadores de sangue constituem-se, assim, como um elemento fulcral para salvar vidas.
Os requisitos para ser um dador de sangue são apenas três: ter pelo menos 50kg, idade igual ou superior a 18 anos e, claro, ser saudável.
Depois de aceite como dador, há alguns cuidados a ter antes e depois da dádiva de sangue.
Antes, é importante reforçar a hidratação com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia, evitar grandes períodos de exposição solar, tomar sempre o pequeno-almoço e não fazer uma refeição abundante previamente à dádiva.
Após, os dadores são aconselhados a continuar a hidratação, evitar grandes períodos de exposição solar e evitar o exercício físico no dia da dádiva.