A Embaixada da Croácia, em Portugal, escolheu Évora para assinalar o seu dia nacional (30 de maio), com um concerto do Quarteto Tomislav Goluban, que teve lugar ontem, dia 26, no Pátio do Palácio do Barrocal, na Fundação INATEL. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Évora no âmbito das relações de cooperação com a cidade croata de Pula.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, recebeu a Embaixadora Croata, Anita Tršić, e o Presidente da Câmara de Pula, Filip Zoričić, que se mostraram encantados com a receção na cidade que será Capital Europeia da Cultura em 2027.
Para além da história e do património, o autarca eborense destacou o setor dos vinhos como uma das principais áreas de cooperação a estabelecer com Pula, uma urbe histórica, situada no litoral da Croácia e com número de habitantes semelhante ao de Évora.
Quanto ao concerto, em palco esteve Tomislav Goluban, um intérprete de harmónica e compositor profissional de Zagorje, na Croácia, que combina o blues com a música tradicional croata de uma forma muito especial e interessante.
Nesta apresentação, em Évora, o seu quarteto transportou para o público a paixão e a intensidade da sua música.