17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Dignificar o fim da vida” foi tema de colóquio em Borba (c/som e fotos)

O Cineteatro de Borba recebeu no passado sábado, 12 de outubro, pelas 14:30h, um Colóquio sobre a temática dos cuidados continuados e integrados nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.

A iniciativa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Borba em colaboração com o Município, inserida no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, contou com a presença da Dra. Teresa Caldas de Almeida, diretora executiva das Unidades de Cuidados Paliativos (UCP), responsável, e com os “emotivos depoimentos das profissionais” que integram as 3 equipas diferentes, “que salientam a importância de todos os dias levarem muito mais que o apoio técnico aos seus utentes, o carinho, o toque, o ouvir com aquela atenção especial que lhes merecem, faz toda a diferença na vida daqueles que as recebem de braços abertos”.

A Rádio Campanário ouviu as palavras da diretora executiva, que salientou “o empenho das equipas em minorar o sofrimento destas pessoas e das famílias, levando competências técnicas e afetivas, são amigas que entram em casa das pessoas todos os dias”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Coloquio_draTeresa_14out.MP3{/play}

A Enf. Sara Fonseca, coordenadora da Equipa de Cuidados Continuados Integrados de Borba, disse à Rádio Campanário, que “esta iniciativa pretende apelar à importância destes serviços em todos os sentidos, no sentido economicista e no sentido humanista. A partilha entre equipas é para chegar mais longe, prestar cuidados paliativos é sobretudo uma atitude, estes serviços são feitos com o coração mas dependem dos técnicos para a sua realização, que podem diminuir custos ao estado, poupando nos custos hospitalares altíssimos que se despendem com doentes em fase terminal, quando muitas vezes o seu grande desejo é que não os retire de sua casa.”

{play}http://radiocampanario.com/sons/Coloquio_enfSara_14out.MP3{/play}

“Dignificar o fim da vida”, foi o princípio de um longo trabalho que as equipas das Unidades de Cuidados pretendem levar em frente para que a comunidade, as instituições e as entidades responsáveis possam perceber a importância destes serviços. 

Populares