11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dioceses do sul apelam a uma cultura vocacional, nas jornadas de atualização do clero

No passado dia 20 de Janeiro em Albufeira, as Jornadas de Atualização do Clero das dioceses do sul de Portugal terminaram, esta quinta-feira, com o apelo a uma “cultura vocacional”, feita aos 72 participantes – bispos, sacerdotes, diáconos e alguns seminaristas – que se reuniram em Albufeira.

“Gostaríamos muito que houvesse uma mudança de consciência que é a partir da cultura vocacional que teremos também uma pastoral juvenil comprometida na descoberta do seu caminho, uma pastoral que não é um ATL de sabor cristão, mas é um compromisso de caminho de construção, de crescimento interior de cada um, de vencer a banalização e uma atitude muitas vezes de vida descomprometida, mas o descobrir-se naquilo que é o seu caminho”, disse o arcebispo de Évora citado pelo jornal ‘Folha do Domingo’ (Diocese do Algarve).

D. Francisco Senra Coelho frisou que, “sem uma cultura vocacional não haverá uma Igreja sinodal”, e explicou que a cultura vocacional significa “a consciência de uma missão, de uma pretensa, de uma vinculação, de uma fidelização”, não de um mero espetador, de alguém que vai à igreja, “mas que é Igreja”.

As dioceses do Algarve, de Beja e de Évora, que formam a Província Eclesiástica de Évora, prolongaram o biénio vocacional que estavam a viver, para responder à dinâmica da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023; este tempo especial dedicado à Pastoral Vocacional decorre até ao final deste ano pastoral 2023/2024, tornando-se um triénio.

 

Leia a notícia completa em Ecclesia

Populares