No âmbito do 15º aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, a Rádio Campanário esteve à conversa com a Diretora do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro. Questionada sobre a importância do Alentejo em termos de turismo, a nível global do país, Lídia Monteiro afirmou que esta é uma das 7 regiões de Turismo de Portugal que pela sua especificidade constitui uma oferta diferenciada no panorama turístuco português, que torna Portugal mais rico e atrativo.
Trata-se de uma região muito conhecida dos portugueses mas não só. Também “lá fora” já tem reconhecimento, afirma Lídia Monteiro, devido ao trabalho que tem sido desenvolvido pela agência regional de promoção turística local e pelas empresas instaladas na zona
Lídia Monteiro aponta o Alentejo como o exemplo de uma das regiões em que se regista uma mudança muito significativa ao nível da oferta turística, à semelhança do que aliás tem acontecido também com outras regiões de Portugal.
Esta mudança é notória, diz Lídia Monteiro “do ponto de vista dos equipamentos turísticos mas também de uma atratividade de museus como o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, do Enoturismo ou do Turismo de natureza”. Por isso, acrescenta a Diretora do Turismo de Portugal, o Alentejo reúne um “conjunto de razões para vir e para voltar”.