O discurso do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa no âmbito das comemorações do 25 de Abril foi aplaudido de pé por quase todas as bancadas parlamentares.
Um discurso que mereceu elogios de vários quadrantes políticos, conforme avança o Sapo 24.
A Bancada do Partido Socialista, através de Ana Catarina Mendes, foi destacado quer “Em democracia cabem todos, todas as opiniões, todos os estratos sociais, os mais e os menos evoluídos. Todos fazemos parte do mesmo Portugal, da mesma História e todos devemos respeitar-nos em democracia”.
Rui Rio, da Bancada do PSD, enalteceu o discurso do Presidente da República referindo “uma excelente intervenção”, das melhores que ouviu nas sessões do 25 de Abril” acrescentando que “Foi pedagógico e foi didático e procurou mostrar-nos como se chega até aqui”.
Jerónimo de Sousa, do PCP, realçou as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa e chamou a atenção para “a valorização que o Presidente da República fez dos capitães de Abril, do Movimento das Forças Armadas (MFA)”.
Da parte do Bloco de Esquerda houve espaço para a evocação do discurso do Presidente da República em defesa de uma História de Portugal considerando urgente um consenso para mudanças no combate à corrupção e aos paraísos fiscais.
O CDS-PP, Francisco Rodrigues do Santos considerou que o discurso do Presidente da República tocou em “pontos muito importantes, como a necessidade de combater a corrupção” enquanto que da parte do Iniciativa Liberal por sua vez destacou que, “embora revisitando o passado, o faz numa perspetiva de tentar interpretar aquilo que se está a passar e o que pode vir a passar”.
As declarações do Presidente da República foram elogiadas quase que de forma unânime, com a exceção dos Verdes e do Chega.
Foto/Créditos: antena Livre