De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para as próximas 48 horas, vento, agitação marítima e queda de neve(norte do país).
Tendo em conta as previsões, a Proteção Civil emitiu um alerta à população deixando algumas recomendações e cuidados a ter.
A presvisão aponta para vento, por vezes forte, mais intenso no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 95km/h assim como agitação marítima forte na costa ocidental e ainda previsão de queda de neve nas terras altas do Norte e Centro acima de 1400/1600 metros durante a noite e madrugada do dia 02, descendo a cota até aos 700/900 metros a partir da tarde.
O Distrito de Beja está sob aviso amarelo devido á agitação marítima devido à previsão de Ondas de noroeste com 4 a 5 metros, tal como anunciou o IPMA.
O aviso entra em vigor às 06h00 de dia 02 de março, sábado, e permanece até às 12 horas de domingo.
Tendo em conta as previsões, a Proteção Civil alerta para a adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente: Prestar atenção aos grupos mais vulneráveis , garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
A ANEPC refere ainda que deve ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte assim como deve ter cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais.
Não devem ser praticadas atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima. Deve ainda ser adotada uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de gelo ou geada nas vias rodoviárias e evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve .