A Guarda Nacional Republicana (GNR) colocou no terreno a “Operação Mercúrio”, que intensificou, no dia 8 de maio, o patrulhamento e a fiscalização do controlo de velocidade, desta vez, orientado para a fiscalização no interior das localidades, sobretudo na proximidade de escolas e passadeiras para peões, onde as infrações por excesso de velocidade são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação.
À Rádio Campanário o Major Copeto, do Comando Territorial de Évora da GNR, salienta que “no distrito estiveram dez militares do grupo de trânsito empenhados, foram inspecionados 1569 veículos, verificando-se 17 condutores em excesso de velocidade, dos quais 6 são graves e 1 muita grave. Não se registando qualquer condutor a conduzir com excesso de álcool no sangue”.
O Major Copeto assevera ainda “a positividade no balanço dos números da sinistralidade nestes primeiros quatro meses do ano”, dizendo que “num distrito onde se movimentam milhares de condutores, o distrito regista quatro dias com zero ocorrências”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/operacao%20mercurio%20e%20sinistralidade9maio14.MP3{/play}
No âmbito desta operação, os números a nível nacional envolveram 228 militares que controlaram 32 878 condutores, tendo detetado 776 destes a circular em excesso de velocidade. Foram ainda detetadas 504 infrações, destacando-se as relacionadas com a utilização do telemóvel no ato da condução, falta de inspeção periódica obrigatória e deficiente iluminação e sinalização. Nas quatro operações, realizadas no presente ano, foi controlada a velocidade a 160 338 condutores, dos quais 3140 circulavam em excesso de velocidade.