11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Distrito de Évora já registou 267 incêndios, desde o início do ano (c/som)

Desde o início do ano já ocorreram no Distrito de Évora 267 incêndios, sendo 164 ocorrências em zonas de mato, 18 em zonas de povoamento e 85 em áreas agrícolas.

Évora, Montemor-o-Novo, Estremoz e Portel, têm sido até ao momento os concelhos com maior área ardida.

Os números foram avançados à Rádio Campanário pelo Comandante José Ribeiro do Comando Distrital das Operações de Socorro do Distrito de Évora.

José Ribeiro disse que tem “existido um número muito significativo de ocorrências, o que já era expectável, uma campanha exigente” devido” às temperaturas elevadas e vento forte”.

Com 200 operacionais no terreno, apoiados por 50 viaturas e um meio aéreo, na Fase Charlie que decorre desde 1 de julho, os bombeiros têm tido um bom desempenho.

O Comandante refere que é também muito importante em termos de dispositivo “ a saída dos meios e a chegada ao local do incêndio e os tempos de resolução”, indicadores que “estão em linha com o ano passado”, tendo o tempo de resolução de incêndios “aumentado um pouco”.

O Comante José Ribeiro destaca o facto de este ano haver um aumento “de combustível seco nos espaços rurais e florestas e os incêndios desenvolvem-se de forma muito rápida, o que dificulta em muito a sua supressão”.

No que concerne à segurança dos operacionais e das populações, José Ribeiro salienta que “tem corrido muito bem, sem situações graves, apenas pequenas ocorrências de acidentes”.

José Ribeiro alerta as populações para que tenham “o máximo cuidado na utilização do fogo, o uso do fogo nos espaços rurais e florestais nesta época, e a máxima atenção na realização de trabalhos agrícolas que podem resultar risco para a floresta” e que facilitem “a tarefa dos bombeiros quando chegam aos locais de incêndio”.

Populares