O distrito de Évora está entre os cinco distritos mais seguros do país, sendo apenas superado pelos distritos de Viseu e Bragança. A fechar o Top 5 está também o distrito de Coimbra e o distrito de Beja.
De acordo com o Barómetro de Segurança da Securitas Direct, Viseu e Bragança são os dois distritos mais seguros de Portugal, segundo os dados referentes desde o mês de janeiro até junho do presente ano, que avalia as zonas do país mais seguras, tendo em conta o número de incidências (disparos reais dos alarmes e intrusões) por Distrito registadas pela Central Recetora de Alarmes da empresa que gere, em Portugal, mais de 1 milhão de dispositivos e permanece ativa 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Segundo este barómetro da empresa de proteção de pessoas e pequenos negócios, a maioria dos assaltos e tentativas de assalto a negócios até ao final de junho de 2023 ocorreram entre as 3h e as 4h da manhã.
De acordo com o Barómetro, os distritos de Viseu e Bragança são os mais seguros, seguidos de Évora e Coimbra, com Beja a fechar o Top 5. Contudo, os dados mostram que apesar destes serem os distritos mais seguros de Portugal, existiu um aumento de 11% no número de assaltos nos primeiros seis meses do ano.
A nível nacional, o estudo aponta que pequenos negócios, como lojas e restaurantes, são os principais alvos ao registarem cerca de seis em cada 10 tentativas (56%) de roubo ou intrusão no setor de negócios. Já as empresas registaram 30% das incidências e a indústria apenas 14%.