27 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 1, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Diversidade das nossas castas é a nossa Identidade”, Diz Enóloga da Adega de Redondo.

Redondo, 28 de junho de 2024 — A Rádio Campanário esteve na tarde de ontem na Adega Cooperativa de Redondo para acompanhar a inauguração de um novo espaço de enoturismo. Esta iniciativa, promovida pela recente administração, conseguiu requalificar o espaço em apenas três meses, oferecendo agora uma área onde funcionários e visitantes podem degustar os vinhos da adega.

Durante o evento, a Rádio Campanário conversou com Mariana Cavaca, responsável de Enologia da Adega de Redondo. “A adega é uma referência no Alentejo, com uma importância muito grande na nossa sub-região e na Vila de Redondo. Esta casa existe há mais de 60 anos, desde 1956,” afirmou.

Atualmente, a equipa de enologia é composta por Mariana Cavaca e com a expectativa de entrada para breve do Engenheiro Rodrigo. A enóloga  está na adega desde 2016 e assumiu a posição de responsável de enologia no final de 2020. “Para nós, o que é realmente importante é que, numa dimensão tão grande, o pormenor se torne um ponto muito importante no processo,” explicou.

Mariana Cavaca destacou os desafios e os anos de excelência na produção de vinho. “Sem dúvida, o ano passado foi um ano bom, com vinhos brancos muito frescos e vinhos tintos concentrados, com estrutura. Foi um ano de viticultura bom, tanto em quantidade como em qualidade,” disse.

A localização das vinhas dos associados, influenciada pela Serra Dossa, contribui para a frescura e elegância dos vinhos da Adega de Redondo. “A frescura e elegância são um denominador comum dos nossos vinhos, resultado das condições climáticas e do terroir da nossa sub-região,” afirmou Mariana.

Sobre a diversidade de castas, Mariana destacou a importância da variedade na produção de vinhos em Portugal. “Portugal deve apostar na diversidade das suas castas autóctones. A nossa identidade está na mistura de várias castas, o que permite criar vinhos únicos e complexos,” afirmou.

Mariana Cavaca também abordou a sinergia necessária entre os departamentos da adega e a nova administração. “Em qualquer empresa, especialmente numa cooperativa, é impossível dissociar o papel de cada departamento. Temos de funcionar todos em sinergia para continuar a ter uma presença importante nos mercados,” destacou.

A nova administração trouxe uma renovada confiança e apoio à equipa de enologia. “As mudanças são sempre bem-vindas. Temos recebido muito apoio nos últimos três meses, e essa segurança é fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho,” afirmou.

A enóloga concluiu destacando a importância do novo espaço de enoturismo. “O turismo relacionado com vinhos tem um peso cada vez maior em Portugal. Ter um espaço para receber visitantes e dar a conhecer os nossos vinhos é muito importante. Este novo espaço é uma porta aberta para o mundo e uma forma de partilhar a nossa história e o nosso terroir,” finalizou Mariana Cavaca.

Com esta inauguração, a Adega Cooperativa de Redondo reafirma o seu compromisso com a qualidade, tradição e inovação, abrindo as suas portas para receber visitantes e partilhar a excelência dos seus vinhos.

Populares