Decorreu na passada sexta-feira, dia 28 de Setembro, o lançamento da obra “Do Japão para o Alentejo”, da autoria de Tiago Salgueiro.
A Rádio Campanário acompanhou o evento e falou com o autor, que se mostrou orgulhoso em contribuir para a investigação histórica que coloca em destaque a importância de Vila Viçosa no século XVI.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/japao%20tiago.MP3{/saudioplayer}
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Roma, em declarações à Rádio Campanário referiu que existem muitos pontos de união entre Portugal e o Japão.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/japao%20roma.MP3{/saudioplayer}
Na cerimónia esteve também presente o Marcelo Rebelo de Sousa, em representação da Fundação da Casa de Bragança.
Aos microfones da rádio campanário, o Professor contou que a Casa de Bragança forneceu as imagens publicadas no livro e estimulou o trabalho de Tiago Salgueiro. Ainda no mesmo âmbito, foram abordadas outras questões, nomeadamente a falta de apoios a investigações e como isso está a afetar a vida das pessoas.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/japao%20marcelo.MP3{/saudioplayer}
Além do autor do livro, Tiago Salgueiro, de Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Filipe Roma, marcaram presença o Ministro da Embaixada do Japão, Sodayoshi Takagawa e a Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, Maria de Jesus Monge.
A cerimónia, que aconteceu no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, teve início com uma demostração de Tai Chi, por parte do Ginásio Samurai, e terminou com uma atuação musical da autoria da Escola Profissional de Artes da Covilhã.