A 3ª Edição do Prémio de Arquitetura do Algarve´23 reconheceu o mérito do trabalho produzido pelos arquitetos Bruno Oliveira e Marlene dos Santos (Estudio ODS Arquitectos), alumni da Universidade de Évora e atualmente Docentes do Departamento de Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora.
O reconhecimento foi atribuído na Categoria “Equipamentos, Serviços e Indústria”, com a obra do Centro de Artes e Ofícios de Albufeira, promovido pela Câmara Municipal de Albufeira.
O prémio de Arquitetura do Algarve foi instituido pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos, em 2021 e tem por objetivo distinguir o mérito os arquitetos autores de obra construída no Algarve, pública ou privada, que se evidencie pela sua qualidade arquitetónica e construtiva.
A intervenção consistiu em reabilitar o antigo Tribunal Administrativo de Albufeira, adaptando o edifício a um Centro de Artes e Ofícios, dedicado a atividades de divulgação de artes, técnicas, saberes e produtos artesanais locais, integrando as componentes informativa, expositiva, formativa e de incubadora de negócios no âmbito da produção artística e artesanal local e regional.
Ao relevante prestígio do Prémio, acresce o valor de se tratarem de alumni da Universidade de Évora que foram dos primeiros estudantes a obter o grau de Mestre em Arquitetura pela Universidade de Évora.
Foto: Universidade de Évora