O pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas do Crato foi hoje, dia 16 de março, submetido ao teste da covid-19, atendendo ao plano faseado de regresso às atividades letivas, sob indicação e responsabilidade da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.
Em nota enviada à nossa redação, o Município adianta que devido ao atual contexto da pandemia da covid-19, e seguindo de perto as recomendações da Organização Mundial da Saúde quanto à imprescindibilidade da testagem para deteção precoce de casos de infeção e identificação com isolamento dos seus contactos, importa dar continuidade à implementação da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2.
Esta medida visa um controlo eficiente das cadeias de transmissão do vírus e atuar precocemente.
O Munícipio sublinha ainda que, neste primeiro momento, foram testados a totalidade do pessoal não docente (assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores), bem como grande parte dos docentes (educadores, professores de 1.º ciclo, professores coadjuvantes, professores de apoio, etc.) que estão a trabalhar diretamente com as crianças destas faixas etárias. O rastreio foi realizado pelo laboratório Hemolab-Affidea, nasinstalações do Agrupamento de Escolas.