O Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moura, no dia 19 de fevereiro, deteve dois homens de 24 e 29 anos, por condução perigosa e posse de arma proibida, na localidade de Safara, no concelho de Moura.
De acordo com o esclarecimento hoje emitido pela GNR, no âmbito de uma ação de patrulhamento de combate à criminalidade e prevenção de furtos, os militares da Guarda detetaram os suspeitos num local relacionado com ocorrências de furtos. Os indivíduos, ao aperceberem-se da presença da GNR, colocaram-se em fuga, praticando uma condução perigosa, tendo a GNR efetuado o seu seguimento por forma a fazer cessar tal comportamento, uma vez que colocava em causa a segurança rodoviária e dos que utilizavam a via pública.
Posteriormente, foi possível intercetar a viatura em fuga e, no seguimento das diligências policiais, os militares da Guarda realizaram uma busca ao veículo e uma revista de segurança aos suspeitos, resultando na apreensão do seguinte material:
- 26 chaves de caixa;
- 23 chaves de bocas;
- Cinco castiçais em cobre;
- Cinco cintas em nylon;
- Três alicates de corte;
- Um veículo ligeiro de mercadorias;
- Um autorrádio;
- Dois martelos;
- Duas limas;
- Uma alavanca de metal;
- Uma picareta;
- Um par de luvas;
- Uma caixa com 5 brocas;
- Uma arma branca;
- Um rolo de fio com cobre;
- Uma tesoura para cortar ferro;
- Um serrote;
- Várias objetos relacionados com a prática do crime de furto de metais não preciosos.
Os suspeitos foram detidos e constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moura.
Foi ainda identificada uma mulher de 35 anos que acompanhava os suspeitos.
A ação contou com o reforço de militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Moura e dos Postos Territoriais de Moura e Barrancos.