A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) organiza uma conferência no âmbito da exposição ‘Estrela Faria Reencontro’, que terá lugar dia 3 de maio, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora, das 14h30 às 18h00, com entrada livre.
A abertura estará a cargo da Doutora Joana d’Oliva Monteiro, curadora da presente exposição, investigadora no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, especialista em museologia e património artístico.
“Estrela Faria: algumas questões sobre ser moderna” é o tema que terá como oradora Raquel Henriques da Silva, Professora Catedrática Jubilada (NOVA FCSH), investigadora – especialista em História da Arte em Portugal, sécs. XIX/XXI, História de Lisboa, Museologia e Ciências do Património; “Faria uma estrela. A técnica cerâmica e Estrela Faria” é o tema que será desenvolvido pelo Doutor Alexandre Nobre Pais, Diretor do Museu Nacional do Azulejo, especialista em azulejaria e cerâmica portuguesa, sécs. XVI/XXI e em escultura e terracota – presépios, sécs. XVII/XIX; ‘Cartas “astrais” de Estrela Faria’ terá como oradora a Doutora Sandra Leandro – Diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Prof. Associada na Universidade de Évora, especialista em História da Arte Contemporânea.
O encerramento da sessão estará a cargo do Doutor Fernando Gameiro, curador da presente exposição, investigador do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Coordenador da Rede de Bibliotecas de Évora e dos Arquivos Escolares de Évora.
A exposição ‘Estrela Faria Reencontro’ propõe reencontrar a obra da artista Estrela Faria, dando a conhecer melhor as múltiplas facetas do trabalho que desenvolveu ao longo da sua vida, os diversos temas abordados e diferentes técnicas utilizadas.
Constituída por dois polos, um na Galeria da Casa de Burgos e outro na Biblioteca Pública de Évora, estará patente ao público até dia 5 de maio.
A exposição resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora – CIDEHUS, Escola Secundária Gabriel Pereira e a Biblioteca Pública de Évora e conta com o apoio de familiares da artista, colecionadores particulares, museus nacionais onde a artista se encontra representada, entre os quais o Museu Nacional do Teatro e da Dança e o Museu Nacional do Azulejo, bem como com o apoio do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, do Instituto de História da Arte da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, da Direção – Geral do Livro e das Bibliotecas – Torre do Tombo, da Escola Secundária Rainha Santa Isabel – Estremoz.