A Landeira foi a primeira a concluir com sucesso o processo de compostagem de resíduos orgânicos produzidos, tratados e valorizados pela população local, no âmbito do projeto Missão Cascas Solidárias, das mais de 28 ilhas de compostagem comunitárias instaladas no distrito de Évora.
Foram obtidos 200 quilogramas de adubo orgânico, resultantes da valorização de cerca de 1.200 quilogramas de resíduos, depositados voluntariamente por 62 famílias aderentes.
No passado sábado, dia 12 de novembro foi altura de se realizar a primeira entrega de composto aos aderentes, que se fizeram acompanhar do seu balde de modo a recolherem o seu contributo. O que antes era lixo vai agora fertilizar o solo da mesma localidade onde foi produzido.
O Concelho de Vendas Novas dispõe ainda de outra ilha de compostagem localizada em Afeiteira, da qual se espera idêntico sucesso, assim como vários compostores individuais espalhados por quintais e terrenos da população que, desde a primeira hora, aderiu com entusiasmo a este desafio.
Relembramos que a “Missão Cascas Solidárias” é um projeto pioneiro na região, dinamizado pela GESAMB (entidade responsável pelo tratamento de resíduos) em conjunto com 12 municípios do distrito de Évora, que visa incentivar as populações a adotarem hábitos de reciclagem do lixo orgânico (cascas de frutas, legumes, talos, folhas), contribuindo para a fertilização dos solos, redução da pegada carbónica e mitigação dos efeitos das alterações climáticas (fruto da diminuição do tráfego das viaturas de recolha). O projeto tem ao mesmo tempo uma componente social, já que parte dos ganhos obtidos pelo desvio de aterro irão financiar instituições que ajudam pessoas com deficiência, nomeadamente a Cercimor, CerciEstremoz e ASCTE.
Informação e fotografias – CM Vendas Novas