12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

É esta noite! “Estrela de Belém” pode ser vista nos céus 800 anos depois

Foto: THE DENVER POST

Será esta noite que vai acontecer um fenómeno astronómico que não acontecia desde 1226, há quase 800 anos.

Os dois maiores planetas do nosso sistema solar nunca estiveram tão próximos desde praticamente a Idade Média. Neste dia em que se assinala o Solstício de Inverno, Júpiter e Saturno vão estar tão alinhados no céu, na forma de um “planeta duplo”. Este tipo de aproximação é denominada de conjunção.

“Alinhamentos entre estes dois planetas são bastante raros e ocorrem a cada 20 anos. Contudo, esta conjunção é excecionalmente rara por causa da proximidade entre um e outro”, afirmou o astrónomo Patrick Hartigan, em comunicado citado pela CNN.

Júpiter e Saturno têm vindo a aproximar-se desde o verão. Atualmente já estão visíveis no nosso céu noturno, cada vez mais perto um do outro.

Desta vez, para observar esta conjunção planetária, basta olhar para o céu a ocidente, perto da linha do horizonte.

Nesta noite da maior aproximação, Júpiter e Saturno vão aparentar ser um “planeta duplo”, separados por apenas 1/5 do diâmetro da Lua cheia”, disse Hartigan, acrescentando que, “para a maioria dos observadores de telescópio, cada planeta e várias das suas maiores luas serão visíveis no mesmo campo de visão naquela noite”.

Embora estes dois planetas pareçam próximos, continuam separados por centenas de milhões de quilómetros, frisa a NASA.

Populares