O Agrupamento de Escolas de Vila Boim vai organizar as II Jornadas da Deficiência, entre os dias 29 de Abril e 2 de Maio.
Esta iniciativa tem por nome “desIGUALDADES” e consiste num conjunto de atividades dedicadas a crianças com necessidades educativas especiais, nomeadamente desportos radicais e palestras destinadas a toda a comunidade em geral.
Para Madalena Charruadas, professora do departamento de educação especial e organizadora do evento, “o principal objetivo destas jornadas é promover a mudança de comportamentos da sociedade em relação à deficiência por meio da sensibilização e do respeito”. “Por outro lado, consciencializar toda a comunidade educativa, relativamente ao processo de inclusão de pessoas portadoras de deficiência tanto na escola como na sociedade”, disse.
Questionada acerca dos eventuais preconceitos existentes na sociedade, Madalena Charruadas considera que “ainda existem alguns preconceitos. Há sempre o medo do desconhecido”.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/madalena%20Charruadas_23abril.MP3{/saudioplayer}
A palestra “Como preparar o futuro da pessoa portadora de deficiência” decorrerá no dia 29 de Abril com a presença de Isabel Marques, advogada, ”que irá falar de questões legais”. No dia 30 de Abril falar-se-á de “Sexualidade e Deficiência”, cujo orador é Miguel Areosa Feio, psicólogo clínico. Dia 2 de Maio, último dia, em debate estarão Paulo Mota e Paulo Matos, docentes do Agrupamento de Escolas do Bonfim em Portalegre, para falar sobre “As TIC ao serviço das necessidades educativas especiais”.