A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa começou hoje a realizar as habituais Festas de Natal, percorrendo todas as valências da Instituição.
Hoje, foi a vez do Centro de Dia de S.Romão, realizar a sua festa de Natal. Um almoço entre utentes, funcionários e mesários, para celebrar esta época festiva e ao mesmo tempo estimular o convívio entre todos.
Uma festa com um carácter mais intimista, ainda não acessível aos familiares dos utentes, tendo em conta a precaução que ainda deve existir no que diz respeito à pandemia de Covid19.
A Rádio campanário esteve presente e falou com Jorge Rosa, Provedor da Misericórdia de Vila Viçosa, que começou por nos referir “é sempre importante retomarmos o convívio entre todos, utentes, funcionários, colaboradores, mesários , faz parte da nossa vida.”
Após um período conturbado, com a pandemia de covid19, Jorge Rosa refere “retomamos um pouco a normalidade ainda que não tenhamos aberto o convívio às famílias para não termos surpresas.”
É tradição da Instituição realizar estas festas , tão importantes para que possamos “dar carinho aos nossos idosos, que eles merecem e é para isso que nós trabalhamos todos os dias” acrescenta o provedor da Instituição.
Os utentes da instituição , refere , ultrapassaram bem a Pandemia ainda que a mesma tenha deixado algumas sequelas psicológicamente , “eles são pessoas muito dependentes, estiveram muito tempo isolados das famílias”, algo que a Instituição está a acompanhar com os técnicos da Misericórdia.
Apesar das tradicionais festas da Misericórdia não terem ainda regressado em pleno, “contamos alargar o espaço de ação e fazer com que eles convivam mais com o exterior.”
“Os utentes passam aqui muitas horas, com as pessoas que aqui trabalham, por isso acabam por ser também família” conclui.