Foi hoje inaugurado, no Jardim Municipal de Redondo, o Encontro Literário no Coração do Alentejo – Feira do Livro “Palavras ao Vento”, promovido pelo município de Redondo, e que decorre até dia 15 de maio.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, que começou por referir que “fazer esta Feira do Livro como partir do livro e da leitura para outras dimensões da área da cultura e da gastronomia, com foco central no livro. Trata-se de uma Feira do Livro e nesta localização aqui tão agradável no Jardim público, convida que as pessoas possam usufruir de um espaço público, mas tendo sempre este foco no livro.”
Segundo Ana Paula Amendoeira, “é muito confortante e muito gratificante ver este tipo de programação cultural. As feiras do livro estão a retomar em força no Alentejo, neste mês de maio que é por excelência o mês das feiras do livro .”
Estas “são iniciativas que eu considero luminosas, no sentido de que tudo aquilo que apela, que se investe em hábitos de leitura e ,sobretudo, começando pelas crianças, mas para todas as faixas é um dos melhores investimentos que se podem fazer mesmo dentro da área da cultura é aquele que promove a leitura.”
Sobre a possibilidade das novas tecnologias se sobreporem aos livros, Ana Paula Amendoeira referiu que “a leitura nunca vai deixar de ter o lugar importantíssimo que tem, penso eu, e espero que não deixe. Este trabalho dos municípios das escolas e a rede de bibliotecas publicas e de uma rede de equipamentos absolutamente essenciais para isso.”