A Assembleia Municipal de Vila Viçosa reuniu-se na passada sexta-feira, dia 18 de fevereiro, para a 1ª Sessão Ordinária desta Assembleia do ano de 2022.
A sessão teve lugar no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, a partir das 21:00 horas e foi transmitida, como habitualmente, em direto, pela Rádio Campanário.
Entre os vários temas discutidos destaca-se a Aprovação das áreas de Reabilitação Urbana da Freguesia de Ciladas e Bencatel, ao que o presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, refere é “um reconhecimento de que as freguesias também são importantes e apostamos que deve haver lugar à regeneração urbana e à reabilitação do património”.
Uma outra razão pela qual se fez aprovar a importância da reabilitação destas áreas é por “possibilitar investimento e trabalho dentro da freguesia, prescindindo a Câmara do IMI, do IMT e prescindindo o Estado de IVA no caso das obras de reabilitação urbana”.
Desta forma, permite também ao município, nas freguesias, “intervir na melhoria de equipamentos e espaços que anteriormente não podiam ser feitas porque não existia aro definida”, assume Inácio Esperança.
O presidente adianta que com este ponto de partida, também se poderão realizar “Operações de Reabilitação Urbana (ORU) e planificar os investimentos nas freguesias, nos espaços coletivos e equipamentos de uso coletivo”.