(Por Augusta Serrano) – A vila de Redondo inaugurou no passado sábado, dia 29 de julho, o certame “Ruas Floridas de Redondo”. Reconhecendo o valor do certame, esteve presente Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa.
Em declarações à Rádio Campanário, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou o valor das Ruas Floridas de Redondo, afirmando que “é uma grande festa Alentejana, é uma grande festa nacional, e por isso é que está aqui o Presidente da República”.
O chefe de Estado afirma que esta festa tradicional melhora de ano para ano, porque resulta “de um esforço coletivo”, do povo de Redondo, que ao longo do ano trabalha “meticulosamente, cuidadosamente, carinhosamente nestas flores e nestas ruas”.
O Presidente da República afirma que o evento “é uma festa de cor e de luz”, não havendo duas ruas nem dois elementos iguais, e “as pessoas só percebem a riqueza” de pois de visitarem.
Apontando ter encontrado pessoas de todo o país e estrangeiros, com quem Marcelo Rebelo de Sousa confraternizou ao longo da sua visita, declara ser “é uma festa popular”.
António Recto, Presidente da Câmara Municipal de Redondo, acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, na sua visita às Ruas Floridas de Redondo.
O autarca afirma ser um acontecimento de “um grande orgulho, de uma enorme satisfação”, a “valorização que a presença do Presidente da República trouxe ao Redondo, como reconhecimento pelo trabalho executado por esta magnifica população”.
António Recto afirma que o chefe de Estado deixa Redondo “com o coração cheio, cheio deste magnifico Alentejo, cheio do concelho de Redondo, cheio desta população magnífica”, tendo-lhe deixando a certeza e a promessa de que voltará a visitar, “na qualidade de Presidente da República”.
António Recto afirma que “estamos numa iniciativa que extravasa o concelho de Redondo […] enormemente”, que declara ser “para além de âmbito nacional, eu diria internacional”.
Perante a interação presenciada entre o Presidente da República e a população de Redondo, e que visitava o certame, o autarca afirma que “esta proximidade é de extrema importância”, uma vez que, com todas as dificuldades que o país tem passado, “a população precisa de uma palavra de conforto”.
“Este Presidente da República consegue nos confortar, confortar com beijos, com abraços, uma palavra amiga”, afirma o António Recto, afirmando que as atitudes do chefe de estado “são genuínas”, e que “é importante que assim seja”.
“As pessoas sentem-se bem quando abraçam o Presidente da República”, declara o autarca, e que “o conforto que eles sentem, a emoção que eles sentem, é de estarem a abraçar a sua pátria”.
Relativamente ao desempenho de Marcelo rebelo de Sousa no cargo que atualmente ocupa, o autarca declara que “tem provas dadas” de capacidade para o exercer.
Nas festas, a Rádio Campanário falou com Isabel Pereira, visitante oriunda de Lisboa, que afirma ter vindo “de propósito para visitar as Ruas Floridas do Redondo”, considerando o trabalho “maravilhoso”, e afirmando que “as pessoas que fizeram este trabalho têm muito valor”.
Isabel Pereira mostrou-se extasiada com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmando que “este presidente é único, não há igual”.
{gallery}redondo_marcelo_ruas_floridas17{/gallery}