12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Eborense Adelaide Silva uma das nove mulheres a disputar a PT281 Ultramaratona

CM Évora

A eborense Adelaide Silva, de 47 anos, é uma das nove mulheres que este ano vai tentar completar a ultramaratona PT281, que se disputa a partir desta quinta feira entre Belmonte (18h00) e Proenca a Nova, no domingo, dia 25.
 
São 281 quilómetros que passarão ainda por Penamacor, pela Serra de Malcata, Monsanto e Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Tejo Internacional, Vila Velha de Ródão, Portas de Ródão e Oleiros pelos Trilhos dos Apalaches.
 
Depois de ter feito parte da equipa eborense feminina que, em 2019, venceu esta competição, Adelaide Silva é agora uma das cinco portuguesas, às quais se juntam uma espanhola, uma francesa, uma romena e uma uruguaia, que vão tentar completar esta prova até às 12h00 de domingo, em Proença a Nova (na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva). Nunca a PT.281 teve uma tamanha representação feminina.
 
“Esta prova é individual e por isso não é comparável à prova anterior por equipas. Desta vez, todo o planeamento, esforço e controlo mental depende de mim. É mais exigente, mais difícil, no entanto, o sentimento de superação no final será inigualável”.
 
Inspirada na prova Badwater e na brasileira BR135+, a PT281+ Ultramarathon é uma das maiores distâncias do mundo em corrida pedestre e conta com um fator que a coloca entre uma das provas mais extremas do mundo: o calor.
 
Nos locais de passagem da prova, os termómetros passam facilmente dos 40º. Esta prova é igualmente um teste aos limites físicos, mas também psicológicos tendo em conta que na maior parte do percurso os participantes estão sozinhos.

Populares