17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Eborense Luís Coelho em Évora para o primeiro concerto da digressão “Contos de Cordas”

Luís Coelho faz o primeiro concerto da digressão “Contos de Cordas” amanhã, em Évora, às 21h30 na Casa de Burgos. Esta é a primeira atuação após o lançamento oficial do álbum editado pela label Museu do Fado Discos. 

Em “Contos de Cordas”, o músico eborense  Luís Coelho junta a guitarra portuguesa com a harpa e o contrabaixo, numa conjugação pouco explorada no panorama musical atual. O trabalho com inspiração na música erudita e na música tradicional portuguesa é um equilíbrio na sua fronteira e apresenta 12 composições originais da autoria do guitarrista português.

Sem descaracterizar a tradição instrumental da guitarra portuguesa, Luís Coelho incorpora-a num novo paradigma sonoro ao unir 63 cordas de mundos musicais distintos. “Contos de Cordas” perpassa a música erudita e a popular, unindo inspirações de tradições orais portuguesas do passado, com a música e a vida contemporânea urbana. Em “Contos de Cordas” cada tema traz cores e sonoridades diferentes, num contexto inspirado em estórias do quotidiano, numa viagem de sentimentos, desde a alegria à saudade.

A equipa de intérpretes conta com a participação de Carlos Menezes, o contrabaixista de Évora que se apaixonou pelo fado e pela música popular portuguesa depois de ter sido convidado regular da Orquestra Gulbenkian, mas também da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Além dele, Salomé Pais Matos – a harpista que colabora com regularidade com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e com a Orquestra Gulbenkian – e o próprio Luís Coelho que, enquanto músico já atuou em diversos palcos nacionais e internacionais, colaborando com diversos projetos dentro e fora do fado.

O Festival “7 Quintas” realiza-se todas as quintas-feiras, de 22 de julho a 2 de setembro, das 21h30 às 22h30, na Casa de Burgos, em Évora.

 

Populares