A EDIA – Empresa de desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva – apresentou esta terça-feira, no seu Auditório em Beja, o novo perímetro de rega do empreendimento de Alqueva, que entra em exploração na actual campanha de rega, que terá uma área total de 14.031 hectares no concelho de Beja, servidos por 455 bocas de rega e cerca de 165 quilómetros de condutas.
Segundo a EDIA, a apresentação foi aberta a todos os interessados, nomeadamente agricultores e proprietários, visa esclarecer os beneficiários dos processos ligados à exploração do perímetro de rega de São Pedro, Baleizão e Quintos.
José Pedro Salema, director da EDIA, garante que a esta área de rega soma-se os cerca de 5 300 hectares de Cinco-Reis / Trindade, que entraram recentemente em exploração, perfazendo um total de cerca de 88 mil hectares disponíveis para rega na presente campanha. Os restantes cerca de 30 mil hectares estão em construção com vista à conclusão do empreendimento até ao final deste ano.
O director da EDIA à Rádio Campanário refere ainda que os agricultores e proprietários irão beneficiar deste novo perímetro de rega dizendo que “a produção do regadio, ou seja a criação de riqueza num regadio é pelo menos sete vezes superiores. Realçando que este regadio “contribui para a diminuição das importações e para o aumento das exportações do país”.
À semelhança do que aconteceu quando os anteriores perímetros de rega do Alqueva entraram em exploração, não serão cobrados os volumes de água usados no novo perímetro, no primeiro ano.