11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Edição 2019 da Feira de S. Mateus com balanço “positivo, mas o formato atual está esgotado, temos de modernizar o espaço”, diz pres. de Elvas (c/som e fotos)

A última noite da edição 2019 da Feira de São Mateus, em Elvas, levou milhares de pessoas até ao recinto, onde aproveitaram até ao último momento a despedida desta festa icónica.

No capítulo musical a noite iniciou com Rumo ao Sul e Aire Andaluz, depois foi o rock a tomar conta do palco, primeiro com a banda MadeIn, atingindo a noite o seu ponto alto com a atuação dos conceituados Xutos e Pontapés.

A Rádio Campanário falou com Nuno Mocinha, autarca elvense, que começa por referir aos nossos microfones que “o São Mateus já nos habituou a ter a proteção do Senhor Jesus da Piedade e também já é tradição que caiam uma pinguinhas”, em alusão aos primeiros dias da festa que ficaram marcados por alguns aguaceiros.

Nuno Mocinho considera que “as primeiras chuvas não afastam quem tem a fé para vir ao santuário do Senhor Jesus da Piedade e quem se quer divertir ao vir até Elvas nestes dias”.

Elvas “recebe mesmo muita gente de fora nesta altura”, refere Nuno Mocinha.

A Festa em honra do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de S. Mateus “tem uma parte religiosa e uma parte de diversão e tem sabido manter aquilo que é a tradição, ou seja, juntou aqui também os romeiros de Vila Boim que acabam por ser a base daquilo que era esta festa”.

Nuno Mocinha afirma que “a Câmara Municipal associa-se com a Confraria e o balanço que faço é positivo”, acrescentando que “naquilo que é a animação procuramos promover aquilo que são os grupos locais, o nosso folclore e as nossas tradições, ao mesmo tempo que trazemos os artistas nacionais e internacionais para abrilhantarem ainda mais a nossa festa”.

Questionado pela RC sobre pontos a melhorar no modelo em que as festas e a feira decorrem, Nuno Mocinha considera que “existe sempre algo mais a atingir, qualquer projeto nunca está terminado, a Feira de São Mateus no modelo que tem atualmente está esgotada”.

O autarca refere que “é um modelo que vem já do antigamente”, acrescentando que “já fizemos apelos junto da Confraria para que pudéssemos modernizar aquele espaço”.

Nuno Mocinha deixa a garantia de que “enquanto eu for presidente de câmara não deixarei que esta tradição morra, no entanto pretendo dar-lhe outras condições em termos daquilo que são as infraestruturas”.

{gallery}elvas_s_mateus{/gallery}

 

 

Populares