O edifício dos Paços do Concelho de Borba pode vir a ser classificado como Monumento de Interesse público.
A informação consta no Anúncio n.º 115/2022, hoje publicado em Diário da República e que dá conta da existência de um Projeto de decisão relativo à classificação como monumento de interesse público (MIP) do Edifício dos Paços do Concelho de Borba
Conforme pode ler-se neste procedimento, é intenção da Direção-Geral do Património Cultural propor ao Ministério da Cultura a classificação como monumento de interesse público (MIP) deste edifício, na Praça da República, Borba, freguesia de Borba (Matriz), concelho de Borba, distrito de Évora.
O processo administrativo original está disponível para consulta (mediante marcação prévia) na DRCA, Rua de Burgos, n.º 5, 7000-863 Évora e decorre a consulta pública terá a duração de 30 dias úteis.
Foi no decorrer de um processo de reorganização urbanística, nos finais do século XVIII, que estes Paços foram construídos, pela mão do engenheiro militar José Álvares de Barros. No interior pode ver-se uma escadaria brutal em mármore branco e preto, além de salas com tetos pintados. Os azulejos provenientes da Fábrica Viúva Lamego representativos da Batalha de Montes Claros são do século XX.