Já estão abertas as candidaturas para iniciativas de ação social nos municípios de Sines e de Santiago do Cacém. Cada projeto selecionado poderá receber até 20 mil euros de apoio do EDP Solidária Sines.
Em nota enviada à nossa redação, a EDP sdá conta que , os projetos que tenham como prioridade potenciar oportunidades de emprego e de inclusão ou apoiar instituições na área social, económica e de saúde pública nos municípios de Sines e de Santiago do Cacém podem candidatar-se a partir de hoje, 14 de maio, a um apoio financeiro através do EDP Solidária Sines. Este programa de financiamento social resulta de uma parceria entre a Fundação EDP e a EDP Produção e vem assim reforçar o conjunto de iniciativas locais que visam o desenvolvimento da região.
Qualquer entidade nacional com um projeto nestes dois municípios poderá candidatar a sua proposta ao EDP Solidária Sines até ao próximo dia 30 de junho, através da Fundação EDP – no site, onde além de toda a informação sobre a iniciativa (incluindo o regulamento), está também disponível a ficha de candidatura que terá de ser preenchida e entregue por via eletrónica.
Os projetos serão avaliados de acordo com uma vasta lista de critérios, entre os quais se destacam a relevância social, os recursos humanos afetos ao projeto, as parcerias e a sustentabilidade. Cada projeto selecionado pelo EDP Solidária Sines irá beneficiar de um apoio financeiro até um limite de 20 mil euros, dentro de um montante total de 90 mil euros.
A avaliação das candidaturas será garantida por um júri multidisciplinar formado por representantes da EDP Produção, da Fundação EDP, da Segurança Social, da Universidade de Évora e da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal (UDIPSS). Após a seleção dos projetos finalistas, segue-se uma fase de revisão e acerto de pontos mais detalhados das propostas, como por exemplo a clarificação de objetivos, de valores ou de calendários de execução e desembolso dos apoios.
Através do programa EDP Solidária, a Fundação EDP já apoiou vários projetos nos últimos anos nesta região do país. Foi o caso da Oficina Social Móvel, criada em 2014 para disponibilizar pequenos arranjos nos domicílios de cidadãos com mais de 65 anos, residentes em Santiago do Cacém, em situação económica mais frágil. Outro projeto de inclusão social, promovido pela Associação Cabo-Verdiana de Sines, recebeu apoios em 2016 para criar uma mediateca e sala de estudo para crianças e jovens numa comunidade de imigrantes no município. E, em 2018, a Santa Casa da Misericórdia de Sines recebeu apoio do EDP Solidária para substituir as janelas e melhorar o conforto térmico de um lar para idosos.
Com esta nova iniciativa, a EDP procura assim reforçar a sua intervenção social e económica na região de Sines e de Santiago do Cacém, especialmente num momento em que é ainda mais importante mitigar o impacto da pandemia nas comunidades. O EDP Solidária Sines é uma das ações previstas dentro do ‘Futuro Ativo Sines’, que envolve várias iniciativas de dinamização social, de formação e de empreendedorismo no território. Uma das mais recentes é a criação do Gabinete Local de Encaminhamento Social (GLES) – uma parceria entre a EDP, a Câmara de Sines e o Instituto de Emprego e Formação Profissional – e que está a funcionar no Sines Tecnopolo para prestar apoio gratuito à população local.