Ministério da Educação abre 100 vagas ,para o próximo ano letivo, que globalmente beneficiam os estabelecimentos de ensino do Centro e do Norte sendo que na região Alentejo apenas um professor será recrutado para o Agrupamento de Linguas Estrangeiras. As vagas por preencher destinam-se, essencialmente, a educadores de infância e a professores de ensino especial.
A informação foi avançada na portaria publicada em Diário da República que estabelece as vagas do concurso externo para o ano letivo de 2016/2017.
Para o Quadro de Zona Pedagógica 7 , que corresponde à zona de Lisboa e da Península de Setúbal estão abertas 63 de vagas ,no quadro da zona Norte que integra as àreas de Leiria, Oeste e Médio estão contempladas 13 vagas.Nos distritos de Braga,Porto, Viana do Castelo e na região de Tâmega estão agora abertas nove vagas.
No Alentejo o concurso está aberto apenas para o preenchimento de uma das cinco vagas a nível nacional que tem como finalidade a contratação de um docente do grupo de Espanhol. O Baixo Alentejo foi um dos quatro territórios portugueses que terá sido esquecido nestas candidaturas, sendo que não está previsto nenhum reforço para o quadro de recursos humanos das escolas dos diversos concelhos.
O Ministério da Educação deixou 16 grupos de recrutamento fora deste concurso para os quadros do ano letivo 2016/2017, entre os quais se encontram o de Biologia e Geologia; Educação Tecnológica e Educação Especial 2 e 3, Inglês do 1.º ciclo; Filosofia, Geografia, Economia e Contabilidade, Física e Química, Latim e Grego, Francês,Alemão,Educação Visual e Tecnológica, Educação Musical e Música.