Realizou-se na CCDR Alentejo, em Évora, o seminário “Caminho para a eficiência nos serviços de águas no Alentejo no contexto do PENSAARP 2030”.
Neste seminário marcou presença a Vice-Presidente da CCDRA, I.P. Carmen Carvalheira, a quem coube a abertura do seminário e o encerramento ficou a cardo de Tiago Teotónio Pereira, Vogal da autoridade de gestão do Programa Regional Alentejo 2030.
Em nota enviada à nossa redação, a CCDR Alente dá conta que este evento , organizado pela Comissão Especializada de Serviços de Águas (CESA) da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), teve como propósito a reflexão entre os agentes do setor sobre os caminhos para uma gestão eficaz e eficiente dos serviços de água da Região do Alentejo em alinhamento com o Plano Estratégico para o Abastecimento de água e Gestão de águas Residuais e Pluviais 2030(PENSAARP 2030), contribuindo também para o uso mais sustentável dos recursos hídricos da região.
Numa altura em que a seca continua a fazer-se sentir no Alentejo, vieram até ao Alentejo personalidades importantes nesta temática, tonando o evento um momento muito importante de reflexão sobre um tema tão atual como é a água.
Para além da Vice-Presidente Carmen Carvalheira, participaram na sessão de abertura Jorge Cardoso Gonçalves da APRH e Dália Loureiro da CESA-APRH seguindo-se depois a apresentação e discussão sobre o PENSAARP 2030: Desafios e Oportunidades para a melhoria de eficiência nas EG do Alentejo, com a participação que teve como moderador Paulo Chaveiro (CESA) e ainda diversos representantes de diferentes Autarquias do Alentejo.
Antes do encerramento feito por Tiago Teotónio Pereira, Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030 e que elucidou os participantes sobre os mecanismos de financiamento regionais para apoiar na melhoria de eficiência nos serviços de águas do Alentejo falaram ainda Pedro Coelho, APA/ ARH Algarve sobre o percurso para a eficiência no setor urbano na região do Algarve através do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve e André Matoso, APA/ ARH Alentejo sobre as medidas para o setor urbano no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo.
Foto: CCDRAlentejo