A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre vai arrancar com novas propostas formativas, desta vez para as áreas de Cozinha e de Restaurante, com o objetivo de promover a melhoria das competências dos profissionais do setor, mas, também, do público em geral.
Atenta às necessidades de formação de ativos na área da restauração e bebidas e cumprindo a sua função de instituição de referência na qualificação de profissionais de hotelaria e restauração, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre avança, no presente ano letivo, com Cursos Modulares de Cozinha e Restaurante.
Com inicio previsto para o mês de novembro e integrado no Programa de Formação + Próxima, em articulação com os municípios protocolados com o Turismo de Portugal, o Curso Modular de Cozinha e o Curso Modular de Restaurante, compostos por 3 unidades de formação de curta duração (UFCD) devidamente certificadas, constituirão um percurso formativo dirigido não apenas aos profissionais do setor que pretendam melhorar as suas competências técnicas e profissionais, mas também ao público em geral que pretenda melhorar o seu conhecimento sobre o setor e tenha um primeiro contacto com o mundo profissional da cozinha e da restauração e bebidas.
Em articulação com o Centro Qualifica da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, a frequência das Unidades de Formação de Curta Duração possibilita o acesso à certificação profissional de nível 4 do Catálogo Nacional de Qualificações, como Técnico de Cozinha/Pastelaria e/ou Técnico de Restaurante/Bar. O protocolo com o Centro Qualifica mencionado possibilita, ainda, a certificação escolar do 12º ano de escolaridade, mediante processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
“A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre procura estar atenta às necessidades do setor do Turismo e, a partir do momento em que as mesmas estão identificadas, desenvolver uma série de soluções formativas que respondam a essas mesmas necessidades.
A criação destes cursos modulares é uma dessas respostas que, no caso, resulta de um trabalho de parceria com os municípios do Alentejo e com os centros Qualifica”, explicou a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo.