Já abriu a Feira do Livro de Évora de 2023.
Até ao próximo dia 25 de abril, este será o local da Festa da literatura, nesta cidade alentejana.
Participam 11 livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país, em conjunto com instituições locais, que trazem à cidade a festa do livro e da literatura, numa organização da Câmara Municipal. A inauguração aconteceu na manhã de hoje, 15 de abril, com o sol a convidar a uma visita ao evento.
Para além do percurso pelos livreiros e da visita à exposição ‘(Re)Descobrir Teresa Sousa. Gravura – 60 Anos Depois’, patente na Biblioteca Pública de Évora, as entidades presentes na abertura assistiram a uma pequena atuação da Orquestra Juvenil de Sopros de Évora, que conta com a participação de 130 jovens músicos das bandas filarmónicas do concelho. Quem não conseguiu assistir pode deslocar-se, ao final da tarde deste sábado (18h00), ao Teatro Garcia de Resende, para a apresentação final do estágio de Páscoa desta orquestra.
A programação da Feira do Livro de Évora é intensa e diversificada, com a autarquia eborense a manter o foco da iniciativa na promoção do livro, da leitura e na divulgação da literatura e sua acessibilidade ao público escolar, familiar e geral. Isto mesmo foi sublinhado pelo Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, que enfatizou a importância de difusão dos hábitos de leitura pelas gerações mais novas. Considerando a proximidade da data, o autarca lembrou que esta iniciativa também se integra nas comemorações do 25 de Abril, revolução que permitiu o acesso generalizado à cultura e à educação. O Vice-presidente da Câmara, Alexandre Varela, e as vereadoras Lurdes Pratas Nico e Florbela Fernandes também marcaram presença no arranque da Feira do Livro.
O escritor eborense Luís Carmelo será a figura homenageada na edição deste ano, a 22 de abril. Afonso Cruz, Isabel Machado, António Cândido Franco, Guilherme Fonseca, Joana Bértolo, Cármen Garcia, Isabela Figueiredo, Marina Palácio, Miguel Rego ou Tomás Vieira da Cruz, são outros dos autores que estarão presentes para partilharem com o público as suas obras, as suas experiências e visões do mundo da produção literária.
A poetisa Natália Correia (n. 1923-m. 1923), cujo centenário do seu nascimento se celebra em 2023, será evocada ainda este sábado, às 17h00, através da apresentação do livro biográfico, escrito por Filipa Martins, e no jantar literário, agendado para dia 25 de abril, que terá os seus poemas como tema.
O programa completo e atualizado da Feira do Livro 2023 pode ser consultado em www.cm-evora.pt.
O certame está aberto no horário das 11 às 20h00, nos dias de semana, e das 10h00 às 20h00, aos fins-de-semana e no feriado.
A Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo são os parceiros institucionais da autarquia na Feira do Livro. Outras instituições como o Arquivo Distrital de Évora, a associação É Neste País, o CENDREV e a Bedeteca de Beja também participam e colaboram de forma muito estreita com a iniciativa.
Fonte/Fotos: Município de Évora