Uma nova fase da eletrificação rural na Serra de Serpa, que irá beneficiar 25 casas e explorações agrícolas, é ligada, nesta segunda-feira, dia 14 de Junho.
O momento foi assinalado às 11 horas, com uma sessão oficial, no edifício da antiga Escola Primária de Cabeceiras de Vale Queimado, contando com a participação de Tomé Pires, presidente da Câmara Municipal de Serpa, José Ferrari Careto, presidente da E-Redes, e Joaquim Falé, presidente da Associação de Moradores da Neta e Pulo do Lobo.
A obra, agora, concluída, resultado de um acordo de colaboração celebrado em fevereiro de 2019, entre a Câmara Municipal de Serpa e a EDP Distribuição (atual E-Redes), teve um investimento de cerca de 554 mil euros, beneficiando 25 casas e explorações agrícolas isoladas naquela zona.
O investimento foi suportado pela E-Redes, antiga EDP Distribuição, em 85%, pela Câmara Municipal de Serpa e pelos moradores abrangidos, em 15%.
Desde o início da eletrificação da Serra de Serpa, foram já beneficiadas cerca de 250 habitações e explorações, com o apoio da Câmara Municipal, refere Tomé Pires, presidente da autarquia.
A concretização do projeto de eletrificação passou pela construção de cerca de nove quilómetros de linhas aéreas de Média Tensão, bem como, de redes aéreas de baixa tensão e pela instalação de oito postos de transformação, com uma potência total instalada de 400 kVA.