Tal como a Rádio Campanário noticiou os concelhos de Vila Viçosa a Alandroal foram os locais escolhidos para ser desenvolvido o projeto designado “Santuário para elefantes.”
O projeto está a ser desenvolvido por Kate Mor, pertencente ao Fundo Internacional para a defesa dos Elefantes, e tem como objetivo criar um espaço para acolher elefantes, que virão de todas as partes do mundo, e de portugal, e que já não se encontram em condições para continuarem a estar presentes nos espetáculos circenses, ou seja , elefantes que se encontram em fim de vida.
O município de Alandroal, em nota de imprensa enviada à nossa redação, confirma contactos com promotores de um projeto de conservação para acolher elefantes que se encontrem em situação de cativeiro, seja em circos ou outras situações que face à evolução da legislação deixarão de ser legais em Portugal e em toda a Europa.
De acordo com a Autarquia Alandroalense, o parque irá abranger território dos concelhos de Alandroal e Vila Viçosa e, além dos licenciamentos municipais, requer outros tipos de autorizações estando o município a ajudar os promotores nesse processo.
Os promotores pediram à autarquia reserva de comunicação pública até estarem dados os passos decisivos para o avanço do projeto, algo que ainda não aconteceu e razão pela qual o município de Alandroal ainda não tinha tornado o assunto público.
O município acrescenat ainda que está profundamente empenhado no apoio a este projeto privado, único na Europa, que poderá vir a colocar a região num posicionamento de referência em termos de mensagem conservacionista.