14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Eletricidade regista amanhã o valor mais caro desde 2007

Esta quarta-feira, 21 de julho, Portugal e Espanha registam os valores mais altos da eletricidade. Este novo recorde ocorrerá, amanhã, sendo marcado por uma diminuição da produção eólica disponível, que implica um maior recurso à produção das centrais de ciclo combinado alimentadas a gás natural, combustível que tem estado com níveis de preço também elevados, e com custos com licenças de emissão de dióxido de carbono igualmente caras.

O preço da eletricidade que hoje está a ser produzida na Península Ibérica é o mais alto desde que Portugal e Espanha arrancaram com um mercado ibérico, o Mibel, em 2007.

Segunda a notícia avançada pela Sic Notícias, o Omie, o operador do mercado de contratos para o dia seguinte, o preço médio para esta quarta-feira, 21 de julho, ascenderá a 106,57 euros por megawatt hora (MWh), novo recorde absoluto, que bate os 101,8 euros desta terça-feira, mas também o máximo histórico registado em Espanha em 11 de janeiro de 2002, de 103,76 euros por MWh.

No resto da Europa, em Itália o preço médio para quarta-feira ascende a 103,7 euros por MWh, em França será de 91 euros e na Alemanha ronda os 90 euros por MWh, segundo os dados da plataforma Energylive.

Populares