Foi inaugurada, na passada quinta-feira (7 de junho), a exposição “Uma Escola com Autonomia na Flexibilização Curricular”, que estará patente na Casa da Cultura até 15 de junho.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com a diretora do Agrupamento de Escolas nº3, Fátima Pinto, que esclarece que a exposição expõe o trabalho final do projeto-piloto de Autonomia e Flexibilização Curricular, que coloca em prática uma “metodologia em sala de aula e fora dela de articulação curricular”.
De acordo com a diretora, o projeto-piloto, que teve início em Elvas e está a ser implementado 216 escolas, pretende que os alunos aprendam, “mas não da forma como estavam a ser ensinados até agora”, e para isso realizam-se trabalhos “articulados em três ou quatro disciplinas”.
Na escola elvense, são mais de uma dezena de turmas do “primeiro ano (1º ciclo) e do quinto ano (2º ciclo)”com este método de ensino, indicou a diretora.
Também à RC, o vice-presidente do município de Elvas, Cláudio Carapuça, afirma que o município vê com “agrado” a implementação de novos métodos de ensino nas escolas, pois, entende que este “é o caminho”.
De acordo com o autarca, o próprio município “já defendeu várias vezes, não só em matéria de educação, que só é possível fazer melhor trabalhando em equipa”, motivo pelo qual considera os trabalhos apresentados um “exemplo para os maiores” feito pelos mais novos, disse.
{gallery}elvas_exposicao_escolar_7jun{/gallery}