O antigo Quartel do Calvário no centro histórico de Elvas vai ser adaptado para acolher a sede de oito associações do concelho.
Em declarações à Rádio Campanário Rondão Almeida diz “não faz sentido que as reuniões das associações ocorram na casa dos seus sócios, a Câmara Municipal sente a responsabilidade de lhe dar todas as condições”, acrescentando que “a medida insere-se em dois objectivos, recuperar um dos muitos prédios que a câmara acabou por adquirir através do Ministério das Finanças ao Ministério da Defesa, prédios militares desativados há mais de duas décadas e com a recuperação criam-se excelentes condições para instalar associações que neste momento têm falta de espaço”.
“Elvas conta com mais de 120 associações, mas há cerca de oito a dez que nasceram no último ano”, justifica.
O Comendador realça que “trazer o movimento associativo para dentro do Centro Histórico é uma forma de dar dinâmica a um Centro Histórico classificado como Património da Humanidade, atingindo vários objectivos”.
Segundo Rondão Almeida, a obra vai ser feita por administração direta e grande parte da mão-de-obra e meios logísticos são da autarquia, mas ainda assim poderá custar “entre 200 a 300 mil euros”.
Quando questionado o vereador refere que existe outro projeto, a recuperação do quartel-general das Praças de Elvas, “são 30 quarteis da Rua da Corujeira para a instalação do Lar Júlio Alcântara Botelho, um lar que receba meia centena de casais de idosos para viverem juntos os últimos anos da sua vida”, estando o município prestes a assinar o protocolo.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Rondao%20antigo%20quartel5junho.MP3{/play}