12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas aposta no comércio local com investimento de mais de 860m€ em Bairro Comercial Digital

O Município de Elvas vai apostar fortemente na dinamização e desenvolvimento do comércio local através da implementação do projeto Bairro Comercial Digital .O projeto foi recentemente apresentado , na presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida; do presidente da Associação empresarial de Elvas, João Pires; da diretora de departamento de Comércio, Restauração e Serviços, Ana Saraiva, e do gestor do Bairro, Luís Guerra.

Na sua intervenção, Rondão de Almeida,  salientou a importância deste projeto para o comércio tradicional, considerando que “é uma mais-valia para a oferta dos nossos comerciantes”, destacando como projetos a implementar os cacifos inteligentes, que permitem “recolher e entregar encomendas, 24 horas por dia, sete dias por semana, através de um código pessoal, e a modernização do nosso parque de estacionamento subterrâneo, dotando-o de novas tecnologias e modernizando todo o sistema de vigilância”.

João Pires, presidente da Associação empresarial de Elvas destacou  a sua importância atual, para tornar o comércio e os serviços mais competitivos.

O projeto, com candidatura aprovada no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, resulta de um consórcio composto pela Câmara Municipal de Elvas e a Associação Empresarial de Elvas, tendo como promotor o Município de Elvas. A implementação iniciou-se em agosto de 2023 e prolonga-se até setembro de 2025, num investimento de 868.077,92€.

A missão passa pela digitalização do comércio local, a criação de um ecossistema de inovação, o fortalecimento da competitividade e a promoção da sustentabilidade e coesão socioeconómica.

De acordo com a Autarquia de Elvas, “a área de intervenção abrange as principais artérias comerciais, num total de 25 ruas no Centro Histórico, e são elegíveis atividades económicas em diversas áreas. Os cinco eixos em que assenta o Bairro Comercial Digital de Elvas são: plataformas eletrónicas e identidade visual comum, conectividade e harmonização urbanística, soluções logísticas coletivas, digitalização de infraestruturas adjacentes, e formação e capacitação.”

As plataformas eletrónicas e identidade visual, explica a Câmara Municipal, ” passam por promover a identidade e reconhecimento dos aderentes, a unificação do Bairro e promover uma comunicação mais efetiva, só possível se promover uma identidade visual comum. No que respeita ao Marketplace, ou lojas online, pretende-se estabelecer como um canal de vendas, além do tradicional, o aumento da visibilidade e acesso a todos, uma maior facilidade de escolha para o cliente e facilitar pagamentos e logística, sendo que nesta última permite uma redução de custos para os empresários.”

Será ainda implementada uma App, com acesso imediato e personalizado.

Através deste projeto, o Município pretende proporcionar mais conetividade, com acessibilidade 24 horas por dia /7 dias por semana, atraindo assim mais clientes e o turismo digital, assim como os nómadas digitais, com disponibilização de wifi 5G.

Populares