Esta quinta-feira, dia 5 de julho, decorreu em Elvas a apresentação do livro «Karl Marx – Legado, intervenção, luta. Transformar o Mundo», por Rui Mota, das edições Avante!.
Em declarações à Campanário, Rui Mota explica que a obra “resulta das intervenções que foram feitas na conferência que o PCP realizou a 24 e 25 de fevereiro deste ano”, por ocasião do segundo centenário do nascimento de Karl Marx.
A obra compreende “toda a diversidade que essa própria conferência teve de reflexão e de discussão em torno do pensamento de Marx, mas sobretudo […] o mundo de hoje”, incidindo sobre áreas como a economia, a organização social e a política.
Decorridos 200 anos, “há muitas coisas que se alteraram” aponta, destacando a aprendizagem que a própria história proporcionou, nomeadamente com as derrotas da classe operária nas suas tentativas de tomada de poder.
Com estas, os comunistas portugueses aprenderam que “não é possível contruir uma sociedade revolucionária socialista […] sem uma participação decisiva das massas”.
Defendendo que “os séculos do capitalismo estão contados”, afirma que “este mundo que queremos construir é possível”.
{gallery}Elvas_livro_pcp{/gallery}