Foi na tarde deste sábado, 18 de abril, pelas 16h00, que foi apresentado o livro da candidatura a Património Mundial, “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, no Auditório S. Mateus em Elvas.
A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tendo estado presente o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, o autor do livro e coordenador da candidatura de Elvas a Património Mundial, Domingos Bucho, o professor Vítor Serrão, o representante da editora Colibri, Fernando Mão de Ferro e o fotógrafo Raúl Ladeira.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha que começou por referenciar que com a edição do livro coloca-se um ponto final nesta candidatura “que teve sucesso, Elvas foi classificada como Património Mundial, mas há um longo caminho a percorrer, Elvas tem dezenas de prédios que necessitam de ser olhados, para além de apreciados, alguns têm que ser recuperados, reutilizados, é preciso agora cuidar de todo este património e divulga-lo”.
Para o autor do livro e coordenador do processo de candidatura de Elvas a Património Mundial, Domingos Bucho, foi um percurso “que valeu a pena porque o final foi feliz e se não fosse feliz também se contribuía para aumentar e valorizar o património elvense com a investigação científica que foi feita”.