A Praça da República de Elvas foi pequena, no passado dia 29 de junho para receber a população que ali se deslocou para comemorar o 1º aniversário da cidade enquanto Património Mundial da Humanidade. As comemorações tiveram começo pelas 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea, com a apresentação do livro “Fortificação do Território – A Segurança e a Defesa de Portugal do século XVII ao século XIX”. A festa continuou noite dentro, com a apresentação do vídeo promocional do destino alentejano, aplaudido vivamente pelas centenas de pessoas que na noite quente do sábado passado se juntarem para também assistir ao espetáculo musical, acompanhado de pirotecnia.
A Rádio Campanário acompanhou a festa e falou com a vereadora Elsa Grilo, que se mostrou orgulhosa pela conquista alcançada, depois de oito anos de muito trabalho e superações. A classificação pela UNESCO tem contribuído muito pelo desenvolvimento socioeconómico do concelho, disse a responsável, mas também acarreta novos desafios, nomeadamente o compromisso para com as gerações futuras de continuar a dinamização e preservação do património. “É uma Câmara que em termos económico-financeiros é um modelo a nível nacional”, frisou a vereadora elvense.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/1%20aniv%20elvas%20elsa_1julho.MP3{/saudioplayer}
Luciano Bento, elvense residente na cidade desde que nasceu, acompanhou as festividades e mostrou-se feliz com o trabalho desenvolvido pelo executivo camarário.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/1%20aniv%20elvas%20luciano_1julho.MP3{/saudioplayer}
As comemorações continuaram no domingo, dia 30 de junho, com um passeio pelo património raiano, conduzido por Domingos Bucho, coordenador do dossiê da candidatura de Elvas a Património Mundial.