As comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo o mês de janeiro, com diversas atividades previstas e em várias vertentes.
As iniciativas têm início a 13 de janeiro, com a inauguração da exposição de fotografia “Emoções Fortes… Flagrantes Únicos” de João Carpinteiro, no Forte da Graça, onde fica patente ao público até 30 de Junho.
O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de janeiro, sábado, com o programa a ter início pelas 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e Cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.
À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro, a partir das 18 horas, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.
Neste dia é ainda assinalado o 62.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19 horas, na sede da coletividade, na Rua Sá da Bandeira.
O programa prossegue no dia 20 de janeiro, sexta-feira, pelas 21.30 horas, com o Teatro de Revista “Ol(h)á Florbela!” com Florbela Queiroz e Vera Mónica, entre outros atores, no Cine-Teatro Municipal. Este espetáculo tem entradas pagas e pode adquirir o seu bilhete no Posto de Turismo, durante a semana, e na bilheteira do Cine-Teatro, uma hora antes do início do espectáculo.
No dia 21, sábado, pelas 17 horas, é inaugurada a exposição de Pintura de Lucília Dias, na Casa da Cultura, e que fica patente ao público até 10 de fevereiro.
No domingo, dia 22, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 13ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 10 horas. Uma hora depois tem início a 25.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.
As comemorações encerram a 28 de janeiro, sábado, com o Concerto dos Passione, no Cine-Teatro Municipal, a partir das 21.30 horas. Este espetáculo tem entradas pagas e pode adquirir o seu bilhete no Posto de Turismo, durante a semana, e na bilheteira do Cine-Teatro, uma hora antes do início do espectáculo.
Inserido neste programa comemorativo dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas, decorre ainda o primeiro Festival de Cinema de Guerra da Raia, entre 13 e 21 de janeiro, no Auditório São Mateus, e que tem um programa próprio.
Veja de seguida o programa completo: