O ex-presidente do município espanhol de Olivença, Ramón Rocha Maqueda, foi distinguido no passado sábado, dia 20 de outubro, pela Câmara Municipal de Elvas com a mais alta condecoração do concelho, a medalha de Ouro de Elvas.
À RC, o autarca de Elvas, Nuno Mocinha, justifica a distinção com base “no empenho pessoal e a sua determinação para que fosse uma realidade a nova Ponte da Ajuda”, uma infraestrutura que “veio estreitar e facilitar essa relação” entre as comunidades mas também entre municípios, afirmou.
Embora a Ponte da Ajuda seja “muito importante para Olivença e para Elvas”, o homenageado não deixou esquecer o facto de Olivença não integrar o projeto Eurocidade, firmado entre Elvas, Campo Maior e Badajoz. Questionado sobre as palavras de Ramón Rocha Maqueda, o autarca elvense afirma que “não é por nossa iniciativa ou falta dela que Olivença não está formalmente”, é um assunto que “tem que ser resolvido entre os dois estados, Portugal e Espanha”, explicou.
Em comentário à intervenção do homenageado, Nuno Mocinha realça, na intervenção do homenageado, a requalificação da ponte histórica da Ajuda, aquilo que “consta num acordo entre os dois estados membros que deveria ser recuperada”. Sendo essa a única ação que resta em torno desta acessibilidade entre as localidades, Nuno Mocinha refere que “essa responsabilidade cabia ao Governo espanhol”, uma vez que os caminhos de acesso à mesma já foram recuperados.
{gallery}elvas_medalhaouro_RamonMaqueda{/gallery}