Elvas foi a cidade escolhida para acolher a abertura oficial da Semana da Leitura, uma das iniciativas mais icónicas do Plano Nacional de Leitura.
Com uma programação diversa, este evento tem como principais objetivos: valorizar a leitura e a literacia nos territórios e com públicos distintos.
A iniciativa, que este ano decorre de 18 a 23 de março, arranca com a abertura oficial, que inclui a assinatura do protocolo do Plano Local de Leitura, pelas 9h30, na Biblioteca Municipal de Elvas dra. Elsa Grilo.
Seguidamente será apresentado o projeto Leitura no Museu (PNL), no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, pelas 11h00, e uma mesa-redonda sobre “Literacia nos Museus”, com a curadora Ana Cristina Cachola e a autora e artista Gisela Casimiro, a que se seguirá uma visita guiada à exposição “Sempre e Nunca Mais”, com declamação de poesia.
Da parte da tarde, pelas 14h30, há visita à Biblioteca da Escola E.B. 2,3 de Santa Luzia e pelas 15h30 visita à Biblioteca da Escola Secundária D. Sancho II.
O programa encerra com uma visita guiada à Rota de Obra Literária “O Hissope”, de António Dinis da Cruz e Silva, no Centro Histórico de Elvas.
O Planos Nacional de Leitura continua a ampliar a Rede de Planos Locais de Leitura, com a assinatura prevista de cinco novos planos, um por cada cidade que vão ser visitadas pela equipa que o representa, onde se inclui Elvas.