O InnovPlantProtect inaugurou, hoje, de forma oficial, as suas instalações conforme a Rádio Campanário já noticiou. Durante a iniciativa, a RC falou com o Vice-Presidente da autarquia, Hermenegildo Rodrigues, que não tem dúvidas em afirmar que “este laboratório está no sítio certo“.
Este laboratório colaborativo, que conta com 7 associados, tem cerca de 40 investigadores a trabalhar e já conta com alguns clientes em carteira. Na sua intervenção, Pedro Fevereiro, Diretor Executivo do InPP fez um agradecimento especial à cidade de Elvas, por ter acredito e investido na Associação. Foram palavras ouvidas pelo vice-presidente da autarquia que, na plateia e a assistir à apresentação, se mostrou visivelmente satisfeito porque a fixação deste projeto representa, na sua opinião, “uma mais-valia a todos os níveis porque nos acrescenta massa científica e tecnológica“, acreditando que Elvas terá outra visibilidade perante o mundo.
Sobre o facto desta Associação juntar diferentes entidades públicas e privadas com a finalidade de desenvolver soluções inovadores para a proteção de culturas, Hermenegildo Gonçalves acredita que o InPP “está no local certo“, uma vez que está sediado numa zona essencialmente agrícola e “cada vez mais se impõe este tipo de laboratórios e este tipo de apoios à nossa agricultura“.
Agora, que Elvas conseguiu fixar o InPP na cidade e atrair investigadores, há outro trabalho a fazer na ótica do Vice-Presidente Elvense: “Temos de criar habitação condigna, ter uma educação em condições e ter acessos à saúde da forma que todos nós temos direito e, portanto, se [o InPP] traz mais-valias também temos mais responsabilidades“, conclui.
O InPP teve um investimento inicial de 7 mil milhões de euros, verbas que foram afetas à reabilitação das instalações agora inauguradas. Para além de ser um gerador de emprego qualificado, esta Associação está apostada em promover processos de mudança tecnológica nas culturas agrícolas, com especial enfoque na utilização de ferramentas biológicas, de modo a promover a sustentabilidade.