O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas, ontem, dia 7 de junho, resgatou dois espécimes de porco-espinho-africano (Hystrix cristata) que estavam em cativeiro de forma ilegal, no concelho de Elvas.
Conforme informação avançada na página oficial da GNR, no decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do NPA efetuaram uma ação de fiscalização numa propriedade onde detetaram os porcos-espinho-africanos, cuja espécie consta da listagem da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES) e cuja detenção carece de autorização prévia.
Foi identificado o proprietário dos animais e elaborado um auto de contraordenação. Os dois espécimes foram entregues no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.