Sob o mote “Ciência Aberta: rumo a uma política nacional” teve lugar no dia 26 de outubro, entre as 10h00 e as 13h00 horas, em Elvas, uma sessão dedicada à cultura do azeite.
A iniciativa integra-se na política nacional de ciência aberta que o Governo e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que assenta no compromisso de que o conhecimento é de todos e para todos, devendo as comunidades associadas à produção e à curadoria do conhecimento ter um papel de responsabilidade na promoção, valorização, divulgação e partilha do conhecimento.
O evento destinou-se às escolas e ao público em geral, com organização do INIAV e da Câmara Municipal de Elvas, tendo contado com a presença do autarca Nuno Mocinha que marcou presença no Departamento de Olivicultura da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, com sede em Elvas, onde visitou uma exposição de sementes e plantas dos programas de melhoramento.
O autarca participou, ainda, numa prova de azeites e numa visita à Coleção Nacional de Referência de Cultivares de Oliveira, setor da agricultura de enorme relevância, no Alentejo e em Portugal.