Um consórcio composto por oito municípios do Alentejo e Algarve está a preparar uma candidatura a fundos europeus no âmbito dos Investimentos Territoriais Integrados (ITI) – Redes Urbanas, com o tema “Fortalezas”. Os municípios envolvidos nesta iniciativa são Elvas, Portalegre, Campo Maior, Reguengos de Monsaraz, Mértola, Beja, Castro Marim e Alcoutim, juntamente com as regiões de turismo do Alentejo e Algarve.
A Câmara de Elvas lidera o consórcio, destacando-se por ser uma “Cidade – Quartel Fronteiriça” com algumas das maiores fortificações abaluartadas terrestres do mundo. Um dos principais objetivos deste consórcio é a recuperação de muralhas e castelos, para o qual pretendem obter um financiamento de cinco milhões de euros através desta candidatura.
José Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, acredita que este projeto é uma mais-valia para promover e valorizar o património das regiões envolvidas nos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro. As entidades envolvidas já se reuniram e definiram o cronograma para a submissão da candidatura até 30 de novembro.
Esta iniciativa visa preservar e revitalizar as fortalezas históricas dessas regiões, promovendo o seu valor cultural e turístico.
Foto: Blog-portugal.com