O Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas já registou mais de 17 mil visitas desde que foi inaugurada a obra de requalificação.
Recorde-se que a cerimónia de inauguração aconteceu no dia 27 de novembro de 2015 e contou com a presença do presidente da República, Aníbal Cavaco silva
Em declarações à Rádio Campanário, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha referiu que “é bom recordar que a obra de restauro foi inaugurada há pouco mais de mês e meio e neste momento (…) o que quer dizer que (…) significa muito, significa que a obra é importante e que era efetivamente um anseio dos elvenses, demos um salto qualitativo na nossa afirmação em termos patrimoniais”.
Quando questionado, o autarca diz que os empresários estão muito satisfeitos, “por onde vou passando todos eles me vão dando um registo positivo porque tem os seus restaurantes cheios, esta época também é uma época em que os espanhóis gostam muito de vir a Elvas, coincidimos as épocas mas tomara eu que Elvas conseguisse ter durante todo o ano o movimento que teve durante o mês de novembro e dezembro e que está a viver neste mês de janeiro”.
“É para isso que trabalhamos todos os dias e estou convencido que iremos atingir os nossos objetivos, conclui.
O monumento foi alvo de intervenção, ao longo de 11 meses, que se traduziu na recuperação da casa do governador, o ponto mais alto do forte, das casas dos oficiais, e restantes elementos arquitetónicos, tendo sido ainda repostas todas as cores e materiais originais do Forte e recuperadas as estruturas, nomeadamente a cisterna, a prisão, as galerias de tiro e a capela, onde foram descobertos frescos do século XIX, também eles, alvo de intervenção.
Foram precisos 220 homens a tempo inteiro e 6,1 milhões de euros para o restauro e reabilitação, que permitiram abrir as suas portas nesse dia.
A obra foi possível no âmbito do protocolo de transferência assinado entre a Autarquia e o Governo, em 2014, de cerca de 30 prédios militares, localizados em Elvas, do Estado para o município, sendo o Forte da Graça o mais emblemático.